Aprovado Projeto de Lei que institui a Semana Municipal do Ciclismo

por mch publicado 31/08/2017 11h01, última modificação 31/08/2017 11h01

Mais saúde, mobilidade urbana, cuidado com o meio ambiente e ampliação da qualidade de vida dos morrenses. Estes foram os objetivos alcançados com a aprovação do Projeto de Lei que institui a Semana Municipal do Ciclismo, apreciado na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Morro do Chapéu.

A Semana Municipal do Ciclismo, projeto de autoria dos vereadores Augusto Bley (PR) e Professora Sheila (PT), terá duração de 5 dias, iniciando sempre no segundo domingo do mês de novembro. A proposta é conscientizar e mobilizar a sociedade civil para o uso da bicicleta em benefício da saúde, do meio ambiente e promover o ciclismo como meio de transporte na cidade.

Entre as justificativas do projeto, destacam-se os benefícios para a saúde da população, para o meio ambiente e também para o transporte e mobilidade na cidade. A proposta ressalta ainda o crescente número de ciclistas em Morro do Chapéu, que utilizam a bicicleta como pratica de esporte ou lazer, enfatizando ainda o desempenho de atletas morrenses que se destacam no cenário nacional e até internacional levando a bandeira do município em competições de nível país afora.

Na oportunidade, o Projeto foi defendido em Plenário por integrante dos grupos Orquídeas do Pedal e Morro Bike, grupos que se organizam e difundem o ciclismo na cidade. O texto foi aprovado por unanimidade.

INDICAÇÕES

Na Sessão Ordinária foram encaminhadas indicações do edis ao Poder Executivo. Os vereadores Augusto Bley (PR) e Professora Sheila (PT) indicaram a criação de infraestrutura para o transito de bicicletas e introdução de critérios de planejamento para implementação de ciclovias ou ciclofaixas nos trechos de rodovias, em zonas urbanizadas, nas vias públicas e em outros espaços a serem construídos ou reformados no município de Morro do Chapéu.

A vereadora Isabela Rocha (PV), solicitou a pavimentação a paralelepípedos e revitalização das ruas próximas a AABB e a Pedra Grande, no Bairro Pedra Grande.

O vereador Augusto Bley (PR) encaminhou ao Poder Executivo a proposta para criação do Fundo Municipal de Turismo, que tem como objetivo captar e repassar recursos  para a execução do  Plano Municipal de Turismo